O Facebook e a aceleradora Baita, com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), anunciaram, no mês de novembro de 2020, as dez startups que serão desenvolvidos por meio do seu programa Campo Digital.
O projeto Campo Digital busca soluções digitais para o agronegócio brasileiro focadas em pequenos e médios produtores. É o primeiro programa do Facebook de aceleração de startups com soluções para agricultura na América Latina.
Como disse a gerente de políticas públicas do Facebook, Andréa Leal: “as pequenas propriedades geram 67% dos empregos no setor agropecuário e produzem 70% dos alimentos consumidos no Brasil, de acordo com o Censo Agropecuário do IBGE. Vemos uma oportunidade para fomentar a inovação digital nesse setor tão vital da economia brasileira”.
Confira a seguir algumas das startups escolhidas:
AGROBEE: Oferece serviços de polinização assistida com abelhas para cultivos agrícolas. É um marketplace de abelhas que conecta criadores de abelhas a produtores rurais, aumentando a produtividade da lavoura de forma sustentável e contribuindo para o aumento de renda dos apicultores.
*a AgroBee é um dos investimentos da AGS no Agtech, operacionado através do clube de investimentos AgroVen
CAMPOTECH: Com foco no pós-colheita, foi pioneira no desenvolvimento de soluções para a cultura do café, que reduzem o custo de produção, diminuem a emissão de poluentes e elevam o padrão de qualidade dos produtos. Conta com recursos para secagem de grãos, atuando na automação dos secadores.
ELYSIOS: A Elysios desenvolve o “caderno de campo digital” para agricultores familiares e médios, ferramenta de monitoramento e gestão integrada para cooperativas, agroindústrias e consultores, garantindo maior valor para todos na cadeia através de certificações e origem rastreada do produto, do campo ao consumidor.
E-CTARE: Agfintech que origina operações de crédito, como antecipação de safra ou recebíveis do agro. Seus mecanismos tecnológicos de mitigação de risco garantem maior segurança aos investidores.
Para conferir as demais startups escolhidas e conhecer mais sobre o projeto Campo Digital, acesse nossa fonte: http://institucional.ae.com.br/cadernos/agro/?id=SDA5WTFmZDNSSkNFQmk4dkgwRmFSZz09